4.12.09

Como se aquietar por meio do louvor e adoração?

//{Esse post é fruto de um comentário do nosso querido e sempre presente R.V, que em um de seus comentários nos deixou essa pergunta. Eu acredito que muito provavelmente se trata de uma pergunta retórica, por isso, esse post não é uma resposta, mas sim uma continuação.//}

Antes de tudo, entendo que louvor e adoração são questões que vão além da duração de uma música. Assim como um cachorro adora a Deus sendo um cachorro, o Homem adora a Deus sendo como Cristo. Etendo que Adoração tem a ver com integridade, inteireza, e que " O Mandamento Sede Perfeitos não é uma palavra vazia e idealista, nem uma ordem para que o ser humano realize o impossível. Ele nos transformará em criaturas capazes de obedecer esse mandamento."(C.S. Lewis - Cristianismo Puro e Simples)

Dito isso, eu tenho que confessar que não me sinto seguro para apontar qualquer meio de encontrar a Quietude. Acredito que pela graça de Deus, ela nos encontra. Em certos momentos da vida você vai cair nela, e geralmente só vai perceber depois, quando o mundo reacender a sua volta. Em geral, a Quietude funciona como um raio de sol num dia frio e nublado, muito além do nosso controle e muito além do dizível.

Seguindo por esse caminho, devo dizer que muitos dias são nublados e frios no caminho cristão, na verdade, na caminhada cristã, parece que a quantidade de dias nublados dignificam a raridade dos dias ensolarados. Assim, desconfio que a confiança em Deus seja um princícipo básico para segui-lo. Não são poucas as vezes que desacreditamos que exista alívio para a nossa rotina e nossos problemas, o que parece é que quando tudo está rium possivelmente irá ficar ainda pior. Por isso, é vital que o cristão confie em Cristo, e que ele entenda que entregar sua vida a Deus não é uma simples metáfora.

A Quietude está baseada na vida com Deus, assim como a confiança está baseada na experiência com Deus, ambas são posturas que tomamos - não sem a ajuda de Deus. São posturas de adoração que demonstram na prática o que significa ser cristão (=Cristo), porque o Homem adora a Deus sendo como Cristo, que, por conhecer o Pai, foi capaz de confiar e se aquietar mesmo conhecendo o seu destino.

Não defendo que a vida cristã seja um passeio no parque, mas ainda assim acredito que no fim das contas vai dar tudo certo. Não que algum de nós saiba exatamente o que significa "dar tudo certo", ou que tudo vai acontecer como nós esperamos - sinceramente nunca presenciei Deus fazendo alguma coisa da forma como eu esperava - mas saber que Deus está presente até mesmo nos momentos mais horríveis da nossa história abre as portas para que Ele nos leve à Quietude.

Concluo que Quietude é adoração, não porque ela possa ser alcancada por nosso empenho, mas porque ela faz parte da vida do cristão. Não a encontro por outro caminho senão aquele que leva a Cristo, não a encontro a menos que eu confie naquele que me resgatou para um lugar de onde eu posso ver a vida com a perspectiva exata do que ela é.

Quietude é tudo o que falta lá fora.

4 comentários:

  1. Agradeço pela resposta ao comentário que muito bem explicada se tornou bem clara,e prática em meio as circustâncias que o cristão vive a cada dia.
    Devo só esclarecer que não foi uma pergunta retrórica,e que de fato tenho buscado em meio aos louvores uma solução para aquietar o coração.Agora entendo que QUIETUDE é adoração.
    Saber que o que o amado irmão também conheçe os dias nublados,entendo que assim como quem vive esses dias devo também confiar em Deus com mais esperança.
    obrigado mais uma vez a paz de Cristo Jesus.
    R.V
    "consolai-vos pois uns aos outros e dificando-vos reciprocamente como também estais fazendo." 1 tessalonicenses 5:11

    ResponderExcluir
  2. Deus tem sido fiel a cada dia em sua palavra mesmo que não consigamos ver o mar se abrir diante de nós.Deus tem colocado em nossos corações pelo seu Espirito Santo a certeza de poder crer no milagre e nos dado a chave da promessa mesmo que com nosso clamor parecendo estar abafado.
    A palavra diz que Deus perguntou a Moisés porque clamas a mim Moisés diga ao povo que marchem.(Gn 14:15).Pois então vamos levantar essa vara e tocar no mar e ver não só nossos sonhos e progetos em frente mas nossa geração tocada por Jesus Cristo e marchando em direção a vida eterna.
    R.V

    Posso crer que em minha vida
    O milagre vai acontecer
    Posso ver as promessas
    Sendo liberadas sobre mim
    Sendo liberadas sobre mim

    Hoje o meu milagre vai chegar
    Eu vou crer, não vou dúvidar
    O preço que foi pago, ali na Cruz
    Me dá vitória, nesta hora

    Tua morte, Tua cruz
    Teu sangue derramado no calvário
    Está selado, foi consumado
    Eu vivo hoje livre do pecado
    Vivo as promessas dos milagres

    ResponderExcluir
  3. A oração é um ótimo meio de se aquietar; mesmo quando nem se quer pensamos em quietude.Uma simples oração se torna um refúgio para nós em Cristo Jesus.
    "Colocar diante dele o que ESTÁ em nós, não o que DEVERIA estar em nós." C.S. Lewis

    "...lançando sobre Ele toda nossa ansiedade."

    R.V.

    ResponderExcluir
  4. " Em tudo somos atribulados, porém não angustiados,perplexos , porém não desanimados, perseguidos, porém não desamparados, abatidos porém não destruidos."
    2 corintios 4:9


    Na vida do cristão se encontram lutas e vitórias. Nunca li na bíblia que Deus desamparou um filho que confiou nele nas batalhas como fez o rei Asa, (2 crônicas 14:11), batalhas que eles não tinham condições e estrutura para vencer .
    Deus estava ali o tempo todo com eles, e garantiu a vitória..Isso é que é servir a um Deus de amor, pelo sangue do seu filho Jesus somos encorajados a pedir socorro no momento da angústia.
    " Nunca percamos a esperança.O tempo de Deus mostrar misericórdia chegará.Sim, ja chegou,se ja chegou o tempo de nós crermos peça com fé não duvidando; mas não cesse de pedir, se o rei está demorando a responder, risque o fósforo outra vez.Faça voarem as faíscas e tenha preparado o seu material inflamável, breve você terá fogo.-C.H. Spurgeon

    R.V.

    ResponderExcluir