10.12.09

A Cereja do SunDay²

"E se Deus nos negasse seu perdão por um só instante?"

Obviamente, a pergunta que dá título a estas palavras é um grande absurdo. Não por nossos méritos ou valores, mas pela natureza de Deus. Como nos garante a Bíblia, Deus é amor. Se alcançamos uma bênção, amor. Se tivemos um livramento, amor. Se temos um testemunho para contar, amor. Se temos saúde, amor. E, ainda que nos falte tudo isso mas ainda caminhemos sobre esta terra, amor.

Esse amor que nos salvou é o mesmo amor que nos constrange e nos convida a sermos mais parecidos com Cristo. Ele nos perdoou quando ainda estávamos sujos em nossa podridão. Hoje, mesmo fazendo parte do Seu rebanho, lavados e remidos, nos defrontamos com nossas falhas e limitações. E, então, temos advogado junto ao Pai. Ou seja, se pecarmos Ele é fiel e justo para nos purificar de toda imundice.

Então, na minha relação com Deus está tudo certo... mas e na minha relação com meus irmãos?!?

Talvez esteja aí a pérola de Mt 18:21-35. Este pequeno trecho, em conformidade com outras passagens das Escrituras, mostra que Deus espera que nos tornemos mais parecidos com Ele, mais simpáticos à Sua natureza: amor. Amor que gera perdão. Por tal razão Cristo nos ensina a perdoar simplesmente porque fomos perdoados, com já estava claro no “Pai Nosso”: perdoai nossas dívidas assim como temos perdoado os nossos devedores. Um raciocínio rápido nos permite concluir que sou perdoado por Deus assim como tenho perdoado. Mas, e se não tenho perdoado quem me tem ofendido?

Aos que não tem perdoado o próximo, um destino: os verdugos, os atormentadores. Pois, a falta de perdão, de fato, nos leva ao tormento, ao ressentimento, doenças da alma, doenças do corpo. Tudo isso porque a falta de perdão nos mostra – ou pelo menos deveria – o quão distante estamos da natureza do Amor.

3 comentários:

  1. Perdoemos sim e sempre que não conseguirmos liberar o perdão, orarmos para não pela nossa carne perdoarmos se for difícil demais, mas nessa transparência de nossa limitação humana perdoarmos pela ação do Espírito Santo.Algo novo acontecerá, basta querermos mesmo perdoar sinceramente e dar o amor verdadeiro que Jesus Cristo nos ensinou.
    Não falo isso em tese , mas já vivi essa experiência e sei que você pode também! Abra seu coração para Deus curar e ficarás maravilhado com o que Ele pode fazer em todos nós! A paz inundará todo o teu ser...

    ResponderExcluir
  2. "Assim também meu pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um o seu irmão..." (v35)
    Esse comentário não é tão facil de escrever como os outros.
    Ter que perdoar ou pedir perdão não parece tão fácil como se lê.pensei em algo para escrever como: "Temos que perdoar uns aos outros porque agrada a Deus!!!" Mas Deus sabe como estaria meu coração se escrevesse isso.
    Não estou querendo dizer que é impossível perdoar, mas que devemos orar a Deus e pedir a Ele que nos ajude a executar uma tarefa tão delicada.
    No nosso coração queremos fazer mas o medo e a sensação de orgulho não nos deixa fazer com muita segurança, mas quando é feito parece que tudo fica mas claro.
    Oro para que o Senhor Jesus nos dê um sentimento
    que gêre frutos para darmos a Ele e no dia do juizo não sermos afastados envergonhados de sua presença, e que Ele nos dê coragem para que ao seu tempo, tempo que Ele determinou para cada situação termos nele a confiança nessesária para cumprirmos esse mandamento tão importânte.
    Talvez esse comentário nem seja autorizado mas, não queria deixar de comentar, mas também não queria colocar palavras vazias que talvez agradassem a homens mas não a Deus, esse Deus que eu amo,e que É AMOR.
    " Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade." filipenses 2:13
    R.V.

    ResponderExcluir
  3. Dizem-me Senhor que quando pareço
    Estar contigo a conversar,
    Como se ouve uma só voz,é tudo um sonho,
    Um falando, dois a imitar.

    As vezes é assim, contudo não como eles
    Concebem.Antes busco
    Em mim mesmo as coisas que esperava dizer,
    Mas eis que minhas fontes secas estão.

    Então,vendo-me vazio,abandonas
    O papel de ouvinte e através dos lábios meus,
    Mudos, sopras e à expressão despertas
    Os pensamentos que jamais foram meus.

    E assim não precisas nem podes
    Responder, assim, embora pareçamos
    Dois a conversar,és para sempre um, e eu,
    Não um sonhador,mas sonho teu.

    Poeta, citado no livro
    oração: O refúgio da alma/ Richard J. Foster
    No capítulo, oração de descanso

    R.V

    ResponderExcluir