6.5.10

o Martinho

  "Simonia é o novo! Simonia é o novo! Um é cinco três ‘é’ dez!". Foi o que Martinho ouviu assim que chegou na rua Senhor dos Passos. Ainda estava meio atordoado depois de se penitenciar com um passeio de metrô, da Glória até a Uruguaiana...Que antes se chamava Limbo (Antes do Choque de Ordem da Prefeitura ter Vaticanizado a extinção dele). Martinho estava meio assustado com toda aquela movimentação, afinal Simonia é um daqueles produtos falsificados que sonegam impostos e direitos tributários. Mas é difícil resistir a uma boa promoção.

  Martinho continuou seu caminho, quando, do nada, surge um homem falando ao seu ouvido:
 - Aê meirmão, te descolo aqui uma indulgência da boa, tá afim? 
Movido pelo medo que essa doce pergunta provocou, Martinho sentiu sua mão indo buscar a carteira quase que automaticamente. Mas, lembrando de que essas coisas compradas assim na rua sempre quebram quando você precisa, mudou de ideia e seguiu andando.

  Logo ali na esquina tinha numa grande faixa escrito: "Grande campanha das sete velas de sete metros. Sete sábados de grande poder e vitória", logo embaixo tinha umas cinco senhoras vendendo velas por metro. Veio em sua direção uma daquelas pessoas que panfletam na rua, que quase chegam a botar o panfleto dentro do seu bolso. Martinho, que às vezes era dado à gentileza, resolveu estender a mão e evitar qualquer constrangimento. O folheto dizia: “Quer ser Sacerdote? Quer ser Bispo? Quer ser Papa? Então faça o curso Pelágio, preparando apóstolos para o mundo!".Martinho continuou andando, agora pensativo sobre os significados daquele slogan.

  Antes de chegar ao centro da Cidade dos Homens, sentiu sede. Entrou numa lanchonete chamada Jirê's lanches, uma típica fast-food local, e pediu apenas um copo de água à atendente.
 - "É" dez reais moço.
 - Um copo d'água? 
 - Num é água comum, é água benzida.
 - Mas eu não tenho esse dinheiro
 - Agente aceita cartão, simonia ou indulgência.
 - Mas eu não tenho dinheiro, não tem água da bica?
 - Então moço, assim o senhor "vai estar" dificultando...A caixa d'água foi benzida junto com toda a comida. Tudo aqui é sagrado, por isso nada é de graça.
  
  Martinho saiu dali um pouco cabisbaixo, repensando seriamente suas idéias protestantes, tomou um táxi da "Carro de Fogo, transportes e turismo" deu umas cinco voltas na cidade e voltou para o seu mosteiro, para sua cela, para sua Bíblia.

3 comentários:

  1. Que bizarro!Copo de água por dez reais???

    Bem no mundo em que vivemos não precisa ser Martinho pra ficar apavorado com essas coisas do dia-a-dia.
    Bem meus irmãos, oremos para que as coisas mude do rumo em que vai andando.
    "Se a nação clamar"..lembra???
    a paz
    R.V.

    ResponderExcluir
  2. Na vida temos a chance de obedecer e fazer o que é certo,ou abrir mão de tudo.
    Bem na caminhada Cristã tem suas vantagens em obedecer,mesmo quando o caminho parece pedregoso ou temos que por uma coroa de espinhos;o melhor é não se revoltar ou olhar para trás,mas aceitar,carregar a cruz que nos foi dada e esperar em Deus nosso auxílio.
    Aos nossos olhos parece injusto muitas das vezes mas a bíblia diz bem claro que "não há um justo sequer."(rom 3:10)
    E o que devemos fazer é buscar a Deus e nos submeter a sua vontade,mesmo que não entendamos o que está havendo.
    Uma lider disse que:" submição não é submição enquanto você não concorda com ela....e...É fácil dizer que você se submete mas não é verdade estava apenas de acordo." Isso é muito diferente.
    O oleiro quando está formando um vaso,dà a forma que bem entende a sua obra,Deus também nos molda segundo o seu querer.
    a paz
    R.V.

    ResponderExcluir
  3. Alguém disse certa vez creio que retróricamente o por que que Deus permite que sejamos tão atribulados de vez em quando.
    Parece negatigo mas com tantos desafios acredito que nossa alma chora tem vez, mas vale e deve ser feito o ato de recorrer a palavra que dura para sempre e que afirma que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
    Esperimentei essa realidade no momento de dor e aflição, recorrer as escrituras e a oração é a solução, pois os ouvidos do Senhor estão aberto ao clamor do justo. A paz.
    R.V.

    Oração que abre portas ao salão da graça não é tão simples e banal assim,pois ela é muito mais que meras palavras .Ela é espirito e atitude. E é muitas vezes silêncio.
    O encontro real- Bp Roberto

    ResponderExcluir