15.12.09

A Cereja do SunDay³

De que vale uma fé vã?


Pensamento positivo, você consegue!” Quem nunca escutou esse “incentivo”? Depois de modas lançadas por filmes, campanhas publicitárias, literatura de auto-ajuda, reportagens e documentários “científicos”, até mesmo os mais céticos foram bombardeados com a ideia de que o que importa, na verdade, é crer em algo. Recorrer a qualquer tipo de fé para ter uma visão mais positiva da vida e, assim, deixar a vida mais positiva.
Como sempre, a Bíblia oferece uma explicação diferente e, por isso, contra o senso comum. Em primeiro lugar, desmente a falsa ideia de que “todos os caminhos levam a Deus” (no fundo, no fundo, todos os caminhos levam a Deus porque um dia todos os homens terão que apresentar-se diante do Justo Juiz!). Assim, se todos os caminhos levam a Deus, somente um O agrada: Cristo. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.(Jo 14:6)

O segundo ponto apresentado pelas Escrituras, não menos polêmico, é a caracterização da fé como um dom de Deus (Ef 2:8-9). A fé não é uma energia capaz de harmonizar algo através da mentalização positiva, através do poder da mente. A fé em Deus nos torna dependente de Dele.
Outro ponto é a base da fé. Posso ter fé em qualquer coisa, como muitos afirmam? Posso ter fé em homens? Em mim mesmo? Em obras feitas por mãos humanas? A resposta bíblica para tais questões é clara: não. A fé é o firme fundamento, precisa estar alicerçada em Deus, que é fiel, e na Sua Palavra, que não passará.

O pai do menino descrito em Mc 9 reconheceu todas essas coisas e uma mais: mesmo crendo, o Senhor precisa nos ajudar na nossa falta de fé; precisamos reconhecer nossa dependência Dele.

Um comentário:

  1. "...Senhor acrescenta-nos a fé..."

    Jesus disse que se tivermos a fé do tamanho de um grão falaremos ao monte e ele se lançaria no mar.
    Estava tentando me lembrar de algo extraordinário que tive que manifestar esse ato que Jesus colocou em meu coração, mas confesso que foi em vão tanto esforço. hahaha ...eu gosto muito desse blog e também me sinto feliz em abrir o coração e poder me expressar conforme o permitido...mas tenho vivido no presente momento situações em que tenho confiado de fato em Cristo como aqueles que viverem no antigo testamento situações que só a fé em Deus poderia livra-los...como os três homens na fornalha...posso dizer que tenho vivido o mesmo e posso testificar que estou com o quarto homem nessas circunstâncias.
    sem fé é impossível agradar a Deus. hebreus 11:6

    R.V.

    ResponderExcluir